sábado, 25 de agosto de 2012

Tim Burton

Em homenagem ao aniversário do meu maior ídolo, aqui vai mais um post especial.
Nascido em 25 de agosto de 1858 no suburbio de Burbank em Los Angeles, Timothy William Burton é o primeiro de dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson, seu irmão mais novo é Daniel Burton, também artista. Deixou sua casa para morar com a sua avó ainda novo, e Tim teve uma infância não muito normal, pois sempre foi considerado uma pessoa estranha pelos colegas, sempre estava isolado dos outros, e o principal motivo era sua imaginação fértil e bizarra o que fazia o tímido Tim ficar ainda mais longe dos colegas, mas ele não considera sua infância como triste apesar disso.
Desde pequeno Tim sempre gostou de filmes de monstros, aqueles clássicos de dinossauros destruindo cidades, ou os clássicos TRASH como "The Brain that Wouldan't Die", coisas que de acordo com o próprio diretor, ele nunca viu como coisas negativas e foi com isso que sua estética gótica começou a se formar. Com 13 anos, começou a fazer curta-metragens, nessa época ele estava totalmente inspirado por filmes clássicos de terror dos anos 1930-1940. Em 1972, Burton ganhou um prêmio de uma companhia de lixo por fazer um desenho sobre o tema da eliminação de resíduos, que ficou estampado nos caminhões de lixo por alguns meses.
Em 1976, abandonou o ensino médio e ganhou uma bolsa para estudar na CalArts (California Institute of the Arts) onde desenvolveu seu dom em curtas animados, o que chamou atenção da Disney Corporation. Burton foi criado muito perto dos estúdios Disney, algumas vezes ridicularizou o nome da companhia apesar de também ser um "garoto da Disney". Foi contratado pela Disney em 1979, onde trabalhou por um tempo e desenvolveu seu talento, mas não foram os melhores anos da vida dele, os problemas que a companhia estava atravessando naquela época podem ser vistos em um filme chamado "O Despertar da Bela Adormecida".
Em dezembro de 1982, Tim fez seu primeiro curta chamado Vincent(1) em homenagem ao seu grande ídolo Vincent Price, famoso ator de filmes de terror e também dono da voz que aparece no clipe Thriller de Michael Jackson, e para a alegria de Burton, Vincent também emprestou sua voz para o curta do diretor.
(Bonecos do curta Vincent)

 O curta Vincent foi visto pelo pessoal da Disney o que rendeu para ele uma chance de gravar Frenkenweenie, mas o filme não chegou a ser lançado mas que mais tarde o diretor viria a trabalhar nele novamente, em 2012 só que agora em versão stop-motion, o que antes era feito com atores de verdade. Para o diretor, seu senso de alienação foi gerado pelos vícios da raça humana, por isso investiu seu amor em cachorros. 
Um de seus grandes fracassos foi lançado em 1991 chamado Vida De Cachorro, produzido por Steven Spielberg e engavetado por 2 anos. Seu primeiro grande trabalho foi filmado entre 1984 e 1985 o chamado Grandes Aventuras de Pee-Wee, e foi na mesma época em que Tim conheceu um de seus eternos amigos e colaboradores de filmes, o compositor Danny Elfman, famoso por ser o criador da música de abertura da série Os Simpsons. 
(Da esquerda para a direita Tim Burton e Danny Elfman)

E o real  início da carreira "exótica" de Burton foi o filme Beetlejuice, que conta com a participação de Winona Ryder, Michael Keaton, Alec Baldwin entre outros atores incríveis. Nos anos seguintes lançou mais filmes, um mais estranho que outro mais todos muito bem aceitos, como uma re-filmagem de Batman, O Estranho Mundo de Jack, e o mais famoso até hoje que deu início a sua parceria eterna com Johnny Depp, Edward Mãos de Tesoura, último filme de Vincent Price que faleceu antes do lançamento do filme.
Na sua vida pessoal, seu primeiro grande amor foi Lena Gieseke com quem foi casado por 4 anos, mas o casamento começou a ficar difícil, e na época em que ele estava com problemas no relacionamento, conheceu a modelo e atriz Lisa Marie Smith, na starbucks em New York na noite de ano novo em 1992. No tempo em que estavam juntos, de 1992 até 2001, Lisa participou dos filmes de Tim, como Marte Ataca, Ed Wood, Sleepy Hollow, o curta Stainboy e Planeta dos macacos. 
(nas fotos, Tim Burton e Lisa Marie)

Durante as filmagens de Planeta dos Macacos, Tim conheceu Helena Bonham Carter, mulher pela qual deixou Lisa. Em 2005 Lisa como um tipo de "vingança" colocou a leilão as coisas que Tim tinha deixado na casa dela e isso o desapontou muito, mas isso não atrapalhou seu rlacionamento com Carter, com quem está até os dias de hoje e tem dois filhos Billy Raymond nascido em 4 de outubro de 2003 que tem o nome do pai de Tim Burton, e uma menina Nell que nasceu dia 15 de dezembro de 2007.
(Nas fotos, Tim Burton e Helena Bonham Carter)

Outra pessoa muito presente na vida do cineasta é Johnny Depp, os dois são melhores amigos desde Edward Mãos de Tesoura, ou seja, a amizade tem mais de 2 décadas (2) e Tim Burton é padrinho dos filhos de Depp. Os fãs que acompanham essa amizade saem ganhando por que dessa parceria SEMPRE saem coisas boas, como Sweeney Todd, Alice no País das Maravilhas e a última Sombras da Noite. Por conta de sua personalidade peculiar, Tim não consegue agradar uma maioria esmagadora, mas quem gosta desse cara gosta MESMO, seus filmes são um modo diferente de enxergar o mundo, um modo interessante no mínimo.
Em 1997, Burton públicou um livro, chamado O Triste Fim do Menino Ostra e Outras Histórias, são poemas de crianças que por algum motivo são diferentes e deslocadas da sociedade, os poemas são muito bem humorados e ao mesmo tempo bizarros mas são muito interessantes, alguns tem até vídeos que fãs fizeram(3) a versão do livro em Português eu realmente não recomendo tanto, o original é sem sombra de dúvidas muito melhor, porque com a tradução, alguns poemas perderam o sentido, mas só pra matar a curiosidade, vale a pena, mas não deixem de ler os originais. Vejam o original AQUI.
Bom, hoje esse diretor incrível completa 54 anos de esquisitice e 23 de sucesso com seus curtas e filmes que encantam a quase todos.

Agora vou postar alguns vídeos dele, alguns dos poemas do livro dele e se eu encontrar os vídeos desses poemas também, e a lista de sucessos desse cara incrível, aproveitem o resto do post:
(1)Curta Vincent de Tim Burton
(2)entrevista onde a jornalista diz que a dupla está junta à 10 décadas, desculpe por não ter legenda :( 

3)Neste blog AQUI tem alguns dos vídeos dos poemas de Tim Burton 
Lista de filmes que dirigiu:

1982 - João e Maria
1982 - Vincent
1984 - Frankenweenie (não chegou a ser lançado)
1985 - As Grandes Aventuras de Pee-Wee (Pee-Wee's Big Adventure)
1986 - Alladim e a Lâmpada Maravilhosa
1986 - The Jar
1988 - Os Fantasmas se Divertem (BeetleJuice)
1989 - Batman
1992 - Batman - O Retorno (Batman Returns)
1994 - Ed Wood
1996 - Marte Ataca (Mars Attacks!)
1999 - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow)
2001 - Planeta dos Macacos (Planet of the Apes)
2005 - A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory)
2005 - Noiva Cadáver (Corpse Bride)
Trabalho como produtor:
1993 - O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas)
1995 - Batman Eternamente (Batman Forever)
1996 - James e o Pêssego Gigante (James and the Giant Peach)
2006 - Clipe da banda The Killers 
2009 - 9 - A Salvação (9)
2012 - Abraham Lincoln: O Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter)
2012 - Frankenweenie


(mais uma vez, mals, não tem legenda...)
(Vídeo engraçado q eu precisava divulgar SUHaushuA )
(Vejam o resto da entrevista nos vídeos relacionados, mesmo sem legenda, vale a pena!)
Prêmios recebidos:
• Vincent - Audience Award no Ottawa International Animation Festival (1984) 
• Beetlejuice - Oscar de melhor Maquiagem  
• Batman - Oscar Melhor direção de Arte  
• Edward Mãos de Tesoura - Saturn Award de melhor atriz (Winona Ryder), Melhor figurino (Colleen Atwood ), Melhor trilha sonora (Danny Elfman), Melhor ator coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor atriz coadjuvante (Dianne Wiest)
• Batman - O Retorno -Saturn Award de melhor maquiagem  
• O Estranho Mundo de Jack - Saturn Award de melhor filme de fantasia e melhor trilha sonora, por Danny Elfman 
• Ed Wood - Oscar de melhor ator coadjuvante, por Martin Landau e Melhor maquiagem.  
• Batman Eternamente - Universe Reader's Choice Award de melhor filme de fantasia e melhor trilha sonora, por Elliot Goldenthal
• Marte Ataca! - Saturn Award de melhor trilha sonora 
• Sleepy Hollow - Oscar de melhor direção de arte 
• Planeta dos Macacos - BMI Film Music Award de trilha sonora, por Danny Elfman
• A Fantástica Fábrica de Chocolate - Empire Award de Melhor ator, por Johnny Depp 
• A Noiva Cadáver - Empire Award de Melhor ator, por Johnny Depp 
• Sweeney Todd - Oscar de Melhor direção de arte 
• Alice in Wonderland - Oscar de Melhor figurino e Direção de arte
Outros de seus filmes foram indicados mas não receberam o prêmio, para mais informações sobre todos os filmes, olha esse site AQUI.
Espero que gostem dos vídeos! E se conseguirem, vejam TODOS os filmes desse cara incrível! Se curtirem o post, divulguem para os amigos. 
Relacionados
Agora algumas fotos aleatórias:
(Tim Burton e Lisa Marie)

 
(Tim Burton, Helena e os filhos brincando na neve na Inglaterra) 

 

 


Foto dos 5 melhores filmes (na minha opinião) em ordem decrescente:
5º - A Fantástica Fábrica de Chocolate

4º - Ed Wood






Fontes de informação:
O Estranho Mundo de Tim Burton - Paul A. Woods
Masters of Cinema-Tim Burton - Aurélieb Ferrenczi
Sites:

Parabéns para você TIM BURTON, muitos anos de vida, e de mais e mais sucesso!!
Meu adorado ídolo de 1,80m de altura! (y)
#HappyBDay

#catchthepopcorn

6 comentários:

  1. Materia muito bacana... Tim é um dos meus idolos tbm

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, te usei como referencia para o meu, sobre o casal Helena e Tim, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh cara q bom q vc gostou :D logo menos vo atualizar aquui fica de olho!! :D brigadão pela visita

      Excluir
  3. Gostei de maaaaaaais do post, não sei se vc esta sabendo, mais Tim vai trazer a exposição dele aqui para o Brasil...

    http://seligabixa.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir