segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and The Chocolate Factory)

Nesse dia de natal, vamos falar sobre um maravilhooso filme, que só de lembrar já temos água na boca!
O filme que estou falando, é de 2005, filme dirigido pelo sempre incrível Tim Burton que tem Johnny Depp como Willy Wonka (uuhh.. q surpresa! #sarcasmo) e o fofo Freddie Highmore como Charlie.
Essa não é a única versão de Fábrica de Chocolate, Tim Burton se inspirou na versão de 1971, esse primeiro filme é dirigido por Mel Stuart que faleceu agora em 2012 com 83 anos, Charlie Bucket é interpretado por Peter Ostrum e Willy Wonka por Gene Wilder. 
O filme conta a historia de cinco crianças sortudas que conseguem encontrar tickets em barras de chocolate, que dão direito a uma visita à velha fábrica de chocolate, que ficou parada por muito tempo, mas que agora voltou a funcionar mas ninguém entra ou sai de lá. e ninguém sabe quem está trabalhando lá.
Mas uma dessas crianças vai ganhar um super prêmio no final, que ninguém sabe o que é, mas todos querem. Cada criança vai com um acompanhante e todas elas tem uma característica, a menina mimada, o menino guloso, o viciado em jogos, a menina que adora competir e ganhar prêmios mas o mais especial é Charlie Bucket, um garoto humilde que vive com a sua família Mrs. Bucket (Helena Bonham Carter), Mr. Bucket (Noah Taylor), e seus avós, mas quem o garoto mais admira é o avô Joe (David Kelly) que é quem acompanha o garoto na visita à fábrica.
Além de tudo que essas crianças vão aprender e descobrir dentro da fábrica, Willy Wonka vai aprender também, mas com Charlie. O chocolateiro teve uma infância triste pois seu pai (Christopher Lee) era dentista e não deixava o garoto ser como as outras crianças, por isso Willy vive sozinho em sua fábrica sem família, apenas com a companhia de seus adorados Oompa Loompas. 
O filme é lindo, conta com grande elenco, além dos que já falei, participam do filme Missi Pyle, James Fox, Julia Winter, Eileen Essell, Geoffrey Holder, Deep Roy, Adam Godley, Philip Wiegratz, Jordan Fry, AnnaSophia Robb e colaborando com o amigo de antigas parcerias, mais uma vez, Danny Elfman empresta sua voz para um dos personagens do filme, ele é um dos Oompa Loompas, até por que sempre que Danny ajuda Tim Burton em algum filme, ele mostra seus dons músicais!
Esse é um dos filmes que entra na lista dos 8 que Tim Burton e Johnny Depp trabalham juntos, ele também conta com a participação da sua amada Helena Bonham Carter, seu amigo Christopher Lee que Tim admira muito, e dois grandes parceiros de filme Danny Elfman, que trabalha em quase todos os filmes do diretor, menos Ed Wood e Richard D. Zanuck que faleceu esse ano após gravar seu último filme com Burton. Além de Richard, David Kelly que interpreta o avô de Charlie, também faleceu esse ano, com 83 anos.
O filme no primeiro fim de semana nos EUA rendeu $737,101 e rendeu no total $203,563,984, é muito elogiado pela crítica, mas sempre tem aquele pessoal "anti Tim Burton" que critica dizendo q ele sempre faz as mesma coisas, e quando ele muda, critica falando que ele perdeu sua característica, enfim, é no geral um filme que agrada muito quem assiste, e eu tive o privilégio de assistir no cinema, mesmo ainda sendo uma criança besta que não sabia quem eram essas pessoas (rsrs)
A título de curiosidade:
  •  Nestlé providenciou 1850 barras de chocolate verdadeiro para os sets de filmagens. Foram usados 206.563 galões de chocolate falso para compôr o rio de chocolate.

  • Este é o 4º de 7 filmes em que o diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp trabalham juntos. Os demais foram Edward Mãos-de-Tesoura (1990), Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow) (1999), A Noiva-Cadáver (2005) e Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) e Alice no País das Maravilhas (2010). É o 3º de 5 filmes em que o diretor Tim Burton e a atriz Helena Bonham Carter trabalham juntos. Os demais foram Planeta dos Macacos (2001), Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), A Noiva-Cadáver (2005) e Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007). E também, o 2º de 4 filmes em que o diretor Tim Burton e o ator Christopher Lee trabalharam juntos. Os demais foram A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow) (1999), A Noiva-Cadáver (2005) e Alice no País das Maravilhas (2010).

  • Prêmios:
OSCAR Indicação Melhor Figurino
GLOBO DE OURO Indicação Melhor Ator - Comédia/Musical - Johnny Depp 
BAFTA Indicação Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Direção de Produção, Melhores Efeitos Especiais 
GRAMMY Indicado Melhor Canção - Filme - "Wonka's Welcome Song"
É um ótimo filme pra assistir com a família nessa noite de natal, não tem ele ae? Faz download AQUI! Não ta seguro com o filme?? assiste o trailer aqui pra morrer de vontade de assistir! 

Tá ae! divirtam-se e FELIZ NATAL!!


#catchthepopcorn

Um comentário: