segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Quarto Poder (Mad City)

O filme de hoje é um drama/suspense muito bom pra refletir sobre como a mídia controla as pessoas de um jeito inimaginável.
O filme é do diretor Costa-Gavaras o mesmo diretor de A Confissão (1973), Muito mais que um Crime (1989) e O Corte (2004). O quarto poder conta a historia de Max Brackett (Dustin Hoffman) um reporter que já foi um grande profissional, só que agora sua carreira não é mais a mesma por conta de problemas passados. Um dia fazendo uma reportagem qualquer no museu de historia natural, Max se encontra no lugar certo na hora certa e esse dia vai marcar sua carreira e sua vida para sempre.
Um pouco depois de sua matéria acabar de ser gravada, Brackett presencia uma incrível cena, Sam Baily (John Travolta) entrou no museu para conversar com sua chefe Sr. Banks (Blythe Danner) que o demitiu, mas agora, ele quer seu emprego de volta. Sam, sabendo que a ex-chefe não iria escutá-lo, foi armado ao seu encontro e isso interessou muito o repórter que logo entrou em contato com sua emissora e passou informações exclusivas do que estava acontecendo, mas Sam viu a matéria na televisão e flagrou Brackett que junto de umas crianças que estavam lá e da Sr. Banks, virou um refém.
Mas Sam não planejava nada disso, ele apenas queria seu emprego de volta sem machucar ninguém principalmente as crianças pois ele também tem família, tem filhos e isso sensibiliza o repórter que tenta manter a calma e não deixar-lo nervoso para que ele não faça nenhuma bobagem. Brackett vai fazer de tudo para limpar a imagem de Sam com reportagens, depoimento da família, de amigos, e isso sensibiliza a maior parte da população, que fica do lado dele.
Mas isso não agrada muito a concorrência de Max, principalmente seu maior concorrente Kevin Hollander (Alan Alda), que vai fazer de tudo para pegar a "fama" desse acontecimento para si. Assim, os fatos começam a ser manipulados pela imprensa e tudo sai do controle pois, para alguns, apenas altos salários e índices de audiência contam e a verdade nem é tão levada em consideração assim. Mas as pessoas que estão ao lado de Sam vão ficar ao seu lado até o fim, inclusive o repórter, que entende o lado do rapaz, e percebe o quanto ele é bondoso com as crianças, e é apenas um homem atordoado que quer seu emprego para poder cuidar de sua família como um pai exemplar.
Nesse filme de 1997, podemos perceber o quanto a mídia pode controlar a população, e levar seus pensamentos para a direção que desejarem, pois podem fazer uma pessoa passar de mocinho para bandido em pouco tempo de matéria. Isso realmente acontece, e muitas pessoas não sabem muito bem como lidar com esse tipo de problema o que é a situação do filme. É uma historia maravilhosa, emocionante que prende a atenção do espectador, e conta com um bom elenco principal, onde temos John Travolta o famoso ator de Os Embalos de Sábado à Noite (1977), de Brigada 49 (2002) e o grande Dustin Hoffman o mesmo de Em Busca da Terra do Nunca (2005), A Loja Mágica de Brinquedos (2007) e Tinha que Ser Você (2008).
Além da dupla, também temos no filme Alan Alda de Roubo nas Alturas(2011), Robert Prosky de D-Tox (2001) ator que infelizmente faleceu em dezembro de 2008, Blythe Danner de Qual Seu Número (2011) e Um Homem de Sorte (2012) e Mia Kirshner de Party Monster (2002). É um filme que eu realmente recomendo, para que possamos parar um pouco pra pensar como a mídia pode mexer com a massa popular do jeito que quiserem, e isso é realmente espantoso. Espero que gostem do filme e comentem aqui.
E pra dar uma variada, hoje eu não vou colocar trailer nem link pra download, eu vou colocar O FILME que vocês podem ver DIRETAMENTE do youtube! HAVE FUN!
caso alguém prefira MESMO fazer o download olha o link AQUI
a dica de hoje é essa! espero que curtam ;)


#catchthepopcorn

2 comentários:

  1. gostei da dica, e gosto do John Travolta esse filme parece ser muito bom vou procurar assistir!

    ResponderExcluir
  2. cade o link para download? por favor...

    ResponderExcluir